segunda-feira, 6 de junho de 2011

Grupo Pão de Açúcar: uma história familiar de sucesso


Hoje, o caderno de Negócios do jornal “O Estado de S. Paulo” traz uma matéria sobre o alto crescimento das empresas brasileiras. Nela, o familiar Grupo Pão de Açúcar é usado como exemplo de empresa que se tornou forte e consolidada, aumentando seu caixa de menos de R$ 1 bilhão para R$ 4 bilhões em quatro anos.

De acordo com o jornal, a compra do Ponto Frio e a fusão com as Casas Bahia, ambas em 2009, marcaram uma nova era na companhia. Desde lá, Abilio Diniz só demonstrou força para crescer e expandir sua rede no mercado.

O grupo surgiu em 1929, quando o fundador Valentim dos Santos Diniz inaugurou a “Doceria Pão de Açúcar”, especializada em pães, doces e salgados. Sete anos depois, o Sr. Santos, como era chamado, decide mudar seu foco de atuação e abre o primeiro supermercado da marca.

A rede de supermercados se expande e chega ao final da década de 1960 com mais de 50 lojas em 17 cidades do estado de São Paulo. A década seguinte é marcada pela internacionalização do grupo, com sua primeira filial em Portugal, e pela criação da sua marca de hipermercados “Jumbo”. A empresa familiar se expande, adquirindo outras lojas e lançando novas bandeiras.

Na década de 1980, um desentendimento familiar e o desfavorecimento da economia nacional resultam em problemas na empresa. A solução, realizada pelo primogênito da família, Abilio Diniz, é a reestruturação do comanda da empresa. Neste momento, com a empresa profissionalizada, Abilio assume a presidencia e o fundador Sr. Santos passa para o Conselho de Administração da CBD.

Além da profissionalização, o grupo adota práticas de Governança Corporativa. Cada vez mais profissionais de fora são contratados para trabalhar na empresa, mas a família Diniz continua no comando da gestão.

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