quarta-feira, 4 de maio de 2011

Grupo de estrutura familiar Walmart pretende investir mais no país


O Grupo Walmart, do fundador norte-americano Samuel Moore Walton, anunciou ontem um investimento de R$ 1,2 bilhão no mercado brasileiro. De acordo com a informação publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, o presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, pretende inaugurar 80 novas unidades em 2011.

Estipula-se que as novas lojas irão gerar cerca de 7 mil empregos formais diretos e mais 20 mil indiretos. Em 2010 o grupo anunciou que pretendia investir R$ 1,6 bilhão no lançamento de 90 lojas, mas o projeto não conseguiu obter sua meta. Segundo Samaha, este ano o plano está “mais pé no chão”.

O investimento do Walmart será focado no atendimento à nova classe média consumidora, a classe C. Para o presidente, as previsões de que o mercado consumidor brasileiro está desacelerando não se aplica ao Grupo. “Continuamos crescendo bastante e a demanda por aquisições de bens eletrônicos e duráveis continua sendo bastante intensa no país”.

Na avaliação do executivo, o menor nível de desemprego no Brasil e as condições melhores de vida e consumo são responsáveis por esse quadro positivo.

O Grupo Walmart foi criado por Samuel e seu irmão Bud, em 1962, nos Estados Unidos. Em dois anos, os irmãos já contavam com 24 lojas. Após isso, a rede de lojas de descontos se expandiu pelo mundo.

No Brasil, a loja está presente desde 1995, quando estabeleceu sua primeira unidade na cidade de Osasco, em São Paulo. Depois da região sudeste, o grupo seguiu para o nordeste e aumentou seus negócios com a compra da regional Rede Bom Preço.

Atualmente, nove redes do seguimento já foram adquiridas pelo grupo, levando a marca para quase todo o país. A empresa familiar permanece com as atitudes e cultura do fundador, que faleceu em 1992, oferecendo, em primeiro lugar, cortesia e preço baixo ao cliente.

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