sexta-feira, 10 de junho de 2011
Empresa familiar Itau é a marca mais valiosa do Brasil em 2011
Conforme divulga hoje o jornal “O Estado de S. Paulo”, a empresa familiar Itaú lidera, pelo oitavo ano consecutivo, o ranking feito pela Interbrand com as 25 marcas mais valiosas do mercado nacional.
Como caso inédito, as cinco empresas que conquistaram as melhores posições este ano são as mesmas de 2010: Skol (5º), Banco do Brasil (4º), Petrobrás (3º), Bradesco (2º) e Itaú (1º). Juntas, elas comandam 75% do valor estimado para todas as empresas listadas: R$ 92 bilhões. Só o Itaú tem um número de R$ 24,296 bilhões.
Para chegar ao resultado de cada marca, a Interbrand mede a capacidade de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras. Nessa perspectiva, a marca é entendida como ativo fundamental no conjunto de informações financeiras, atributos e valores das corporações.
Segundo a publicação oficial da Interbrand, um dos principais fatores analisados é a cidadania corporativa, pois tem sua evolução acelerada e motivada pela cobrança de vários stakeholders. Quando se fala em cidadania corporativa, “queremos falar da postura das empresas das práticas que geram percepção do que elas são”, afirma. “As empresas são feitas de pessoas e, assim como nós, podem ser ou não consideradas cidadãs, dependendo de quão positiva é a sua convivência com a sociedade”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário