segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Você sabe o que são Universidades Corporativas?




O grande avanço tecnológico, e a vasta quantidade de informações que é aplicada na coletividade com a velocidade da luz, transformam o mercado de trabalho num ambiente cada vez mais exigente, restrito e competitivo. As reformas educacionais valorizam o aprendizado contínuo como fonte primordial para o desenvolvimento dos países, inserção internacional e principalmente aquisição de bons empregos e salários. Com esse ritmo de pensamento, hoje, uma fatia generosa da sociedade (se comparada há décadas atrás) pode ingressar em uma instituição acadêmica, para buscar qualificação social e principalmente profissional.
Pelo ponto de vista de algumas empresas, ingressar em uma universidade e cursar uma graduação pode não ser garantia para a permanência e crescimento do funcionário dentro de sua corporação, para elas a qualificação profissional vai mais além. As Universidades Corporativas (UCs) cumprem essa função, elas dão aos seus funcionários e colaboradores a oportunidade de aprimorar, estender e acrescentar conhecimentos específicos que estejam diretamente ligados as estratégias de negócios da corporação.
A idéia parece ser inovadora, mas a verdade é que a primeira Universidade Corporativa nasceu há muito tempo, nos Estados Unidos. No final da década de 1.950, a General Eletric (GE) um centro de estudos corporativos, situado no interior do estado de Nova York, criou a Crotonville que é apontada como a primeira Universidade Corporativa que se tem registro. Mas foi só a partir dos anos 80 que ouve um crescimento significativo deste tipo de formação, hoje os EUA contam com mais de 2.000 UCs.

No Brasil
Elas começaram a aparecer por aqui a partir de 1.990. As empresas Amil e Accor foram pioneiras na implantação de Universidades Corporativas no Brasil. Segundo a revista Veja, até 1.999 existiam apenas dez delas aqui e em apenas uma década esse número cresceu em uma proporção de 2.400%. Hoje as corporações adotam esse meio de profissionalização, pois além da vantagem de capacitação profissional restrita aos interesses da corporação, a universidade corporativa oferece também a credibilidade e visibilidade do nome da empresa no mercado.
Não se sabe ao certo quantas empresas adotaram a educação corporativa no Brasil, a ausência de um índice exato se dá ao fato que não existe nenhum banco de dados que cadastre as empresas que implantaram uma UC, mas a Faculdade de Economia e Administração de São Paulo (FEA-USP) que é pioneira nos estudos sobre educação corporativa estima que existem cerca de 250 empresas com esse sistema de ensino no país.

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