sexta-feira, 16 de julho de 2010

Treinamentos para profissionais de Empresas Familiares


Sheila Madrid Saad sócio-diretora e responsável pela área de treinamentos da DS Consultoria fala sobre a importância da profissionalzação dentro das Empresas Familiares

Mediante dados preocupantes relacionados a perpetuação de empresas familiares no mercado, a DS Consultoria oferece também alternativas para a profissionalização e fortalecimento das empresas familiares por meio de cursos e programas que visam a qualificação profissional.

A sócio-diretora e responsável pela área de treinamentos da DS Consultoria, Sheila Madrid Saad explica por que a Formação de Gestores é um dos cursos mais procurados “Um dos treinamentos mais importantes é o de formação de gestores, treinamentos para que as pessoas entendam como funciona um programa de governança corporativa. Além disso, quando um empreendedor funda uma empresa, o fato de ele consolidar este negócio no mercado demonstra que o mesmo tem uma característica de liderança e carisma muito forte, e com isso é preciso começar a formação de gestores desde pequenos. O herdeiro muitas vezes entra na empresa muito jovem, e começa a entender e conhecer o ambiente. Este é um processo de formação, e as vezes é preciso estruturar este processo por meio de treinamentos para minimizar o impacto negativo decorrente da ausência do fundador na empresa. São os seguintes fatores, aqueles envolvidos no afastamento do fundador: morte prematura, necessidade de se aposentar, problemas de saúde. Já vimos casos inúmeros em que as empresas não conseguiram sobreviver e foram vendidas a preços muito baixos em relação ao seu valor de marcado, isso porque não conseguiram formar sucessores ao longo de sua existência. O programa de desenvolvimento profissional, realizado por meio de treinamentos e consultoria, complementa essa formação e minimiza os impactos causados pela ausência do fundador”

Além do treinamento de gestores ser fator primordial para o sucesso e perpetuação do negócio, Sheila menciona a carência em outras áreas: “Muitas vezes nos deparamos com deficiências em relação a gestão do negócios, ou seja, desajustes nas diversas áreas internas que compõem o negócio, a saber: recursos humanos, finanças, marketing e comercial. Se você conseguir mostrar num programa de qualificação as técnicas de atuação que podem ser implementadas no dia-a-dia corporativo, pode haver uma sensibilização frente à necessidade de profissionalizar a empresa e seus processos. Deve haver regras de conduta e processos otimizados. O resultado final vai ser obtido com algumas aplicações de técnicas e, consequentemente, será melhor”

Para a especialista os maiores conflitos nas empresas familiares estão calcados nos relacionamentos pessoais, principalmente na confusão entre qual é o papel do indivíduo na família e sua representação frente ao cargo que ocupa na empresa. Ela acredita que a definição correta do que é a empresa, faz com que elas tenham condições de nascerem e evoluírem fortes e, a partir dai, manter-se por muito tempo no mercado.


Para saber mais sobre Programas de qualificação e desenvolvimento voltados para empresas familiares consulte: http://www.treinamentosdsconsultoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário