quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tipologia Organizacional: Os diferentes tipos de temperamentos

Por Sandra Luz- PhD em Administração de Empresas,PhD em Psicologia Clínica,e Mestre de Empresas pela USP

Melancólico, sanguíneo, colérico, fleumático e supina. Você sabe qual o seu tipo de temperamento?

Provavelmente pelo menos um desses nomes lhe pareceu estranho, saiba que esses são os tipos de temperamentos e é de suma importância conhecê-los, pois são eles que definem a forma básica de reação de cada pessoa frente à vida, aos obstáculos e frente as suas graças. Conhecer o próprio temperamento é tomar posse de usar melhor as suas forças e superar suas dificuldades.

Dentro das empresas familiares estar ciente dos diferentes tipos de temperamento é fundamental, pois fatores emocionais podem afetar na sua gestão e interferir nos negócios, já que os laços familiares estão em constante mutação.

Vale ressaltar que temperamento é uma característica inata, não se transforma nem se adquire com o tempo. Estudos mostram que existe um potencial positivo na união de temperamentos distintos, seja em no cenário empresarial ou familiar. A partir do conhecimento do temperamento de cada membro da organização será possível tomar melhores decisões e principalmente entender a maneira de agir de cada um aproveitando- se do potencial de cada pessoa.

Melancólico- Um líder com esse temperamento tende a ser lento em suas coes e reações, pois necessita estar muito seguro antes de qualquer decisão. Faz tudo dentro das regras e não tolera erros e falhas, isso o torna um bom empregado, porém estressado quando exerce a liderança.

Sanguineo- Esse gestor tende a ser rápido em suas ações, pois é naturalmente curioso. Interessa-se por tudo, o que faz disperso. Uma empresa dirigida por ele é muito ativa, porém desorganizada

Colérico- Um empresário colérico é um líder cheio de energia, empreendedor e bom gestor. Exigente com si mesmo e com seus subordinados. São ótimos gestores, porém um tanto quanto repressores

Fleumático- Esse administrador gosta de rotina e atua em conformidade com regras e normas estabelecidas, agem com tranquilidade mesmo em situações emergenciais.

Supina- esse seria um excelente gestor de empresas filantrópicas nas áreas sociais. Para ele seria um tormento trabalhar em uma empresa capitalista , onde não há um fator humano considerado como o mais importante patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário